terça-feira, 1 de julho de 2008

Série - DURMA BEM!!!

PARTE 6 - Problemas com seu relógio biológico?

Alguns problemas para dormir surgem com respostas à agressão exercida sobre o nosso ritmo biológico normal.
Quando se pensa em relógio biológico, a primeira coisa que vem na cabeça é o ciclo do sono: ficar acordado durante o dia e dormir à noite. De fato, esse ciclo é regulado pelo chamado relógio biológico. mas não é o unico. As demais funções do corpo que ocorrem em momentos especificos do dia como o controle da fome e da pressão arterial, tambem fazem parte desse processo.
O corpo precisa do relógio biológico para funcionar corretamente. o relógio fica no cérebro, próximo ao hipotálamo. Essa região atua como um metrônomo, quando o compasso em que os sistemas do organismo são acionados. As várias funções di corpo se modificam de maneira ordenada durante as 24 horas do dia.

Corujas noturnas
Indivíduos que tem maior energia ao entardecer, quando a grande maioria esta casada. essas pessoas tem um ritmo de temperatura corporal diferente do normal, frio e lento pela manha e com mais calor e energia pela noite. para mudar o ritmo, necessita-se da reeducação de seus hábitos, atraves de terapia conduzida por especialistas.

Cotovias
Indivíduos com uma sindrome oposta á anterior. Eles sempre acordam muito cedo, não importando a hora em que foram dormir. Com o passar dos anos, muitas pessoas dormem cada vez mais cedo e levantam-se antes do amanhecer. Para recompor o relógio biológico, necessita-se o mesmo esforço que no caso anterior.

Problemas com fuso horário
O saviões atuais cruzam oceanos e continentes em somente algumas horas, mas nosso organismo não esta preparado para uma mudança assim tão brusca. Geralmente diante de mudanças bruscas, o organismo necessita de um dia para recompor ou reajustar seu relógio biológico. Quanto masi avançada a idade, mais marcante sera a desordem e mais lenta sera a recuperação. Deve-se viajar de dia para descansar á noite e reiniciar a atividade no dia seguinte.

Trabalhos e turnos rotativos
As pessoas que tem de mudar seu trabalho de horário diurno para noturno tem media de 5 a 6 horas de sono e manifestam maior fadiga, problemas psicológicos, digestivos e até no casamento. Não importando os tipos de tarefas que desempenham, apresentam o dobro de disturbios descansando, do qeu aquelas pessoas que trabalham sempre de dia. por isto, os regimes de trabalho nestas condiçoes são especificos e assegurados.

AMANHA - 13 CONSELHOS PARA AJUDA-LO A DESCANSAR MELHOR

0 comentários: