segunda-feira, 30 de junho de 2008

Série - DURMA BEM!!!

PARTE 5 - Qual a quantidade de sono necessária?

Não há uma formula para definir qual deveria ser a duração adequada de um bom sono noturno.
Acreditar que todas as pessoas necessitam da mesma quantidade de sono é tão absurdo quanto crer que cada uma deve ingerir a mesma quantidade de alimentos todos os dias. Podemos supor que sete horas e meia sejam uma média adequada. Sem dúvida, podemos afirmar que só uma ou duas pessoas em cem sintam-se bem com um sono de cinco horas ou somente uma pequena minoria precisa do dobro.
Cada individuo parece ter um apetite inato de sono, que provem de sua programação genetica tanto como a cor de seu cabelo, pele ou peso corporal.
Uma maneira simples de investigar sobre sua necessidade de sono é levantar todas as manhas na mesma hora, não importando a hora em que for deitar no dia anterior. Você está atordoado depois de cinco ou seis horas de sono? Talvez uma hora a mais lhe desse mais energia? Serai muito agregar duas horas? Se prestarmos atenção na linguagem de nosso corpo e respondermos estas perguntas relacionando as respostas às horas de sono, poderemos determinar um hábito de sono adequado.
Outra alternativa válida é ter um diário de sono. Anote nele, durante uma semana, a que horas vai deitar e a que horas levanta; como se sentia ao deitar
e quanto tempo levou para dormir. Depois anote como se sentiu no dia seguinte. No final de cada semana, revise qual foi o dia em qeu se sentiu com maior energia e vitalidade. Controle quantas horas havia dormido no dia anterior e tome essa quantidade como o tempo máximo de horas que dedicará a dormir na próxima semana. Repita a metodologia e encontrará seu padrão.
Não existe uma formula para dormir menos e sentir-se bem depois. mas pode ser uma questão de tempo.

A QUANTIDADE E QUALIDADE DE SONO MUDAM COM A IDADE

Bebê
Nos seis primeiros meses de vida, os bebês dormem até 18 horas por dia. Até os tr~es meses, o sono quase sempre se inicia direto pela fase REM. O beb~e tem em media oito horas de sono REm nas 24h. na idade de dez anos, uma criança precisa de nove a dez horas de sono e não precisa mais do sono à tarde.

Adolescente
A pré-adolescência é a época onde se goza do melhor descanso na vida de uma pessoa. Um pré-adolescente leva de cinco a dez minutos para dormir, dorme nove horas e meia e em 60% do tempo está imerso em um sono profundo e contínuo. Eles tem mais têndencia à sonolência excessiva diurna. Dormir mais tarde e, consequentemente, atrasar o horário de acordar se deve a modificações dos ritmos biológicos, que recebem uma ajudinha das festas e do turbilhão hormonal típica da puberdade.

Adultos
Na idade adulta, normalmente sete horas e meia fornecem um descanso adequado. Alcançamos a maturidade do sono perto dos 19 anos de idade. A necessidade diária da maioria dos indivíduos passa a ser de dormir oito horas. Porém, pesquisas mostram que são poucos os que conseguem cumpri-las. A média fica pouco acima de sete horas por dia.

Velhice
Seis horas normalmente são suficientes. O passar dos anos não afeta somente a quantidade, mas tambem a qualidadedo sono. Assim como na infãncia para a idade adulta o tempo de sono diminui em 50%, os períodos REM ficam menores.
Aos 65 anos, a proporção de um sono profundo, para ambos os sexos é a metade de quando se tem 25 anos.
Tanto a primeira quanto a segunda fase de sono aumentam. O REM cai par aum quinto. Nas idades avançadas, o sono é cada vez masi fragmentado e é muito elevado o número de vezes que se tem a fase de sono próxima à conciência. uma pessoa saldável de 60 a 65 anos, com uma média de sete horas de sono, pode estar até 153 vezes próxima do "Despertar Súbito", enquanto que, em um mesmo período, um jovem de vinte e cinco anos somente estará 10 vezes próximo do "Despertar Súbito".


DESCUBRA AMANHA OS PROBLEMAS COM SEU RELÓGIO BIOLÓGICO

0 comentários: